terça-feira, 16 de abril de 2013

Humildade: a base do caráter de Deus


Humildade: a base do caráter de Deus

Certa vez, atendi aos pais de um rapaz que já estavam cansados e não sabiam o que fazer com o filho, pois ele não obedecia a ninguém. Ele dizia que era livre e por isso não se submetia a nenhuma pessoa.
Quando eles chegaram à IURD, eu orei pelo rapaz e ele manifestou com um demônio. Aquele espírito então disse: “Sou eu quem não deixo ele obedecer a ninguém. Ele se orgulha disso, mas o que ele não sabe é que ele só obedece a mim”.
As pessoas se enganam quando pensam que a liberdade é sinônimo de não ter que se sujeitar a alguém ou a alguma coisa. Nós sempre estaremos sujeitos a alguém ou a algo, mas é a pessoa quem decide a quem vai se sujeitar, ou seja, OBEDECER!
Você pode obedecer a um espírito como aquele rapaz. Você pode obedecer aos seus desejos carnais.
Você pode obedecer a outras pessoas que opinam na sua vida. Ou você pode obedecer a Deus, como fez Gideão.
“Então, Gideão tomou dez homens dentre os seus servos e fez como o Senhor lhe dissera…” Juízes 6. 27
Cada um de nós precisa, diariamente, fazer uma reflexão sobre as nossas atitudes – no que diz respeito ao nosso relacionamento com as pessoas que nos cercam, em casa, no trabalho, na escola, na igreja, enfim, nos lugares que frequentamos, independentemente de nossa posição social ou nossa posição dentro da igreja – para vermos se estamos exercendo o verdadeiro cristianismo, pois é muito comum observarmos isso no início da conversão, mas a prática do cristianismo jamais se afasta daqueles que nasceram de Deus.
A humildade, por exemplo, é a base do caráter de Deus e daqueles que nasceram dEle. Já o orgulho é a base do caráter do diabo e daqueles que nasceram da carne. Observe que o orgulho nasceu antes que houvesse mundo, pois ele nasceu no céu e conseguiu destruir Lúcifer e a terça parte dos anjos do céu, transformando-os em demônios. Já a humildade foi o primeiro ensinamento que o Senhor Jesus se preocupou em dar a Seus discípulos e ao povo, quando iniciou Seu ministério terreno:
“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” Mateus 5.3
Se fosse o diabo ensinando esse versículo, ele diria: “Desventurados os orgulhosos de espírito, porque deles é o reino das trevas.”
O Senhor Jesus não só ensinou, mas deu exemplo: “… a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”. Filipenses 2.7-8
Conhecemos muitos homens e mulheres que um dia foram um expoente nas mãos de Deus; líderes que faziam a diferença e que ganharam muitas almas nesse mundo, e caíram, porque não vigiaram e deixaram o orgulho entrar no coração, ou nunca haviam nascido de Deus, e, por isso, o orgulho estava escondido e se manifestou no momento de maior ascensão de seus ministérios – e na maioria deles, isso era evidente na maneira arrogante, prepotente e pedante de tratar os seus pequeninos comandados.
Atenção! Não importa se está se tratando de membro, obreiro, pastor, esposa de pastor, bispo ou esposa de bispo, se você não tem em seu espírito a humildade, muito especialmente no tratamento com pessoas que lhe cercam; isto é, se você é uma pessoa que trata mal as outras se fazendo superior a elas, esse espírito não provém de Deus. Cuidado! Veja o que dizem as Escrituras:
“Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade”. Provérbios 18.12
E nós, obreiros, membros, pastores, esposas de pastor, bispos e esposas de bispo? Será que estamos tratando os que nos cercam com humildade ou com orgulho no coração, nos fazendo superiores a eles?
Pensemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário